Próximas eleições: Parlamento Europeu

Acompanha-nos

Análise PEST Portugal [2022]

Partilhe :
O relatório da Análise PEST, é das primeiras análises que os gestores devem fazer antes de todas as outras análises, cujo fim é decidir acerca do investimento e de iniciativas de gestão corrente.

Como utilizar a ANÁLISE PEST

Na fase inicial, a abordagem sistémica de compreensão do ambiente que rodeia a empresa, a análise PEST é a peça fundamental.

Para efeitos de Plano de Negócio, ou definição das Táticas e Estratégias, é um bom ponto de partida, normalmente segue-se a Análise SWOT.

Este esquema ajuda a enquadrar:

estrategia de empresa

Como interpretar esta Análise PEST

A grande vantagem desta análise é expor um longa lista de factores.

Existem factores que podem ser relevantes para o seu negócio, e outros não tanto.

Estes factores são atualizados periodicamente, e por isso podem não fazer contexto na data de leitura.

 

Principios

O projecto futuro é compor cada factor em 3 partes:

  • porquê que afecta a empresa
  • situação de contexto atual
  • fontes de informação
analise pest

FACTORES POLÍTICOS EM PORTUGAL

Estabilidade governativa e probabilidade de mudança

Depois das eleições autárquicas 2021, a direção do PSD reforçou-se um pouco mais. A relação do presidente da republica com o primeiro ministro degradou-se. Pode existir cansaço de 8 anos de governação socialista. Contudo a oposição não está bem definida.

Corrupção

Segundo o transparency.org, estamos a 33ª posição. Não será dos piores. Contudo existem fenómenos que não são considerados corrupção, como o compadrio legalizado. Tão pouco existe capacidade de condenar e apanhar os maiores corruptos do regime pós-salazar. Os ficheiros "Rui Pinto" e outros continuam no limbo. Nova legislação contra a corrupção, segundo juízes, é inócua. Enfim, existem indicadores que a situação portuguesa seja pior do que transparece nos relatórios.

Politicas Fiscais

Portugal é um dos países europeus com impostos mais altos nas empresas, e até mesmo a nível de pessoas singulares. Para não falar nos impostos e taxas sobre automóveis (IUC, impostos combústiveis,...). É dos piores da europa

Liberdade de Imprensa

Ela existe, e os jornalistas são livres de se expressar. Mas sendo uma indústria restrita a poucos jornalistas justamente pagos, com dependência de ajudas, permeável ao corporativismo, de massas.... está a ser incapaz de revelar os podres do regime, e por isso os negócios podem não ter uma melhor visão da realidade. Só depois da "Russiagate" ter chegado à imprensa estrangeira, é que a imprensa portuguesa começou a denunciar aquilo que já tinha sido alertada.

Politica de Educação

A escolaridade tem sido regular, mas os programas de ensino carecem de ser melhorados. Embora existam bons cursos, ainda existem demasiados cursos universitários que não conjugam com a realidade económica nacional. Certas áreas de negócio não têm pessoal com boa preparação.

Legislação e proteção laboral

Demasiada rigidez da legislação laboral portuguesa em comparação com os restantes países. O principal indicador de uma má legislação é o excesso de trabalho temporário nos jovens.

Regulamentação e desregulamentação

Quem culpar? um Estado demasiado intrometido ou de demasiados gestores sem ética? Também existem muitas leis mal feitas e que não servem para nada, apenas condicionam a economia. Muito tem sido feito nos últimos anos. Contudo, continua a ser uma das principais razões porque investidores desistem de Portugal.

Controlo do comércio

Quer se queira quer não, alguns organismos como a ASAE a Autoridade da Concorrência têm funcionado. Mas quando se chega às grandes empresas, quem é que protege as pequenas empresas delas?

Concertação social e envolvimento com os sindicatos

Este governo por se encontrar mais à esquerda tem conseguido manter uma certa paz, a questão é saber se não está a prejudicar as empresas.

Proteção ambiente

É um estado que protege mais o ambiente. Brevemente terá como desafio as alterações climáticas. Já tem alguns alertas como os fogos, onde em 2021 houve um bom desempenho.

FACTORES ECONÓMICOS EM PORTUGAL

Taxa de crescimento da economia

O GDP per capita de Portugal esta a perder terreno com as economias concorrentes. Um curto período de crescimento, não é indicador. Trata-se de 20 anos de pouco crescimento.

Bazuca de 16 biliões

Embora tenha um efeito positivo na economia, grande parte dos fundos destinam-se ao estado. Suspeita-se que para cobrir as cativações. No que é aplicado na economia, questiona-se o compadrio e falta de eficiencia.

Disponibilidade de crédito

O tecido empresarial português está endividado, e por isso as (muitas) empresas com maus rácios terão dificuldade em conseguir crédito. "Financiamento custa mais 69% às empresas portuguesas do que resto da União Europeia" JE de 16 Maio 2021.

Nível de rendimento disponível dos consumidores

A conjugação dos três fatores, salários mais baixos, impostos mais altos e bens e serviços ao mesmo nível, coloca os portugueses (consumo) num nível inferior relativamente a outras economias europeias.

Taxa de inflação, taxa de juros, taxas de câmbio

Existe um interesse na estabilização das taxas de juro. Os bancos centrais pretendem animar a economia.

Custos Laborais

Mesmo com a tendência da subida do salário mínimo, o salário médio dos portugueses é baixo. A facilidade de recrutar mão de obra estrangeira como na agricultura.

Tendência da taxa de desemprego

As taxas de pessoas que se inscrevem no centro de emprego baixou (6,4% em ago/2021). Mas devido à crise Covid, e outros indicadores, como o número de famílias a pedir apoios, ou menor número de empregos, apontam um crescimento da subutilização do trabalho.

Cultura Empresarial

Baixa cultura de Gestão de muitos empresários, até mesmo de gestores de empresas maiores, é má para a economia em geral, mas bom para a entrada de empresas com gestores melhor preparados e com mais motivação. Os indicadores de boas práticas de gestão em empresas não multinacionais são baixos.

FACTORES SOCIAIS EM PORTUGAL

Consciência da Saúde

um dos factores mais importantes, a obesidade, a OMS avisa que os portugueses e especialmente as crianças, são dos que têm mais excesso de peso. O sal nos alimentos tem sido outras das queixas. Mais de metade dos portugueses dorme mal (DECO).

Nível de educação

A educação está a chegar a até todos, mas existem duvidas relativamente à qualidade e à consistência. Existe ensino superior de qualidade e bem classificado mundialmente.

Ênfase na segurança

Não damos valor, mas Portugal é um pais seguro. Parece que quem não se casa bem (violência doméstica) é que está em sarilhos.

Atitudes perante o trabalho, lazer, carreira e reforma

É um dos povos com maior número de horas trabalhadas por ano. Existem desequilíbrios entre o sector publico e privado. Somos um povo que gosta de ir aos restaurantes, lazer e viajar.

Atitude perante a qualidade e serviço ao cliente

Existe alguma tolerância para com algum mau serviço ou falta de qualidade, e em geral o Português não se está para chatear. No entanto, se tivesse dinheiro preferia a qualidade.

Dimensão das famílias e estrutura

Uma sociedade partida, muitas famílias monoparentais, várias gerações a viver na mesma casa, dependências familiares. Dimensão média da família nuclear muito baixa.

Atitude perante a poupança e o investimento

Aqui, existem dois povos dentro da mesma nação, uns são bons aforradores, outros não hesitam colocar um carrão à porta, sem dinheiro para o pagar. "Portugal está entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar" Observador 28/10/2020.

Crescimento populacional

Estamos mal, a decrescer com a população a envelhecer, prevêm problemas estruturais graves.

FACTORES TECNOLÓGICOS EM PORTUGAL

Níveis de infraestruturas básicas

As empresas têm acesso à uma boa rede de infraestruturas em geral.

Gastos em investigação & desenvolvimento

Até existe I&D em Portugal, mas o problema é conseguir levar a inovação à prática, cá dentro.

Incentivos tecnológicos

Com a bazuca, existe a ideia que vão existir incentivos à transformação digital. Contudo, tal como grandes planos com fundos europeus que existiram no passado, a eficácia do investimento corre o risco de ser baixa.

FACTORES LEGAIS EM PORTUGAL

Pequenas dívidas

A instituição da injunção é boa, mas quando as dividas são demasiado pequenas, não compensa.

Atos comerciais

Facilidade de executar muitos atos comerciais, por exemplo a constituição de empresa.

Burocracia

Existe demasiada burocracia, por vezes incompreensível, embora exista uma tendência positiva de diminuição através de medidas como o SIMPLEX.so de tramitações para a dimensão média das empresas é demasiado.

Estrutura legal Portuguesa

É muitas vezes desadequada, sobre-regulamentação, ainda por cima continua-se a produzir mais regras que constituem contigência para as empresas. Por exemplo em Espanha prevalece um regime de Homolgação. Em Portugal prevalece o regime de Licenciamento.

A análise pest, é uma análise empírica da política, economia, do social e dos factores tecnológicos que constituem o ambiente externo de um negócio, e que podem afectar a actividades e a performance desse negócio. No fatores abaixo discriminados adicionou-se PEST– para os factores legais.

Exemplos rápidos

Politico : a mudança do IVA para a industria da restauração.

Económico : o declínio das economias angolanas e brasileiras afectam as exportações.

Social : o problema da demografia portuguesa afecta as empresas a médio prazo.

Tecnológico : a boa preparação das universidades tecnológicas portuguesas, permitem antever mais inovação e recursos humanos bem preparados.

Legal : demasiadas regras e burocracia que só fragiliza o crescimento das pequenas empresas, pois os recursos de gestão passam demasiado tempo a tentar não cair nas armadilhas legais e fiscais.

O que achou deste artigo?

Democratiza-te
Ao subscrever está aceitar a nossa Politica de Privacidade